quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Depressão. Mal do século. Doença da alma.

depressao a vista2 300x225 Sintomas da Depressão

Depressão. Mal do século. Doença da alma. Para alguns, apenas uma forma de chamar a atenção ou até mesmo frescura. Para mim, real. Mais real do que vocês possam imaginar. A depressão está presente em minha família há muitos anos, e quando chegou a mim, a princípio me senti tão culpada que achei que jamais poderia ter uma doença destas. Afinal, como que é que uma pessoa jovem, cheia de vida, com uma rotina tranquila e cheia de emoções legais (festas, passeios, amigos) e sem maiores dificuldades poderia sofrer de depressão? Afinal, quem eu pensava que eu era para sofrer de tal mal? Além do mais, veja só minha mae. Ela sofreu a vida toda de depressão! Mas a doença não escolhe quem vai atacar e, ao ser escolhida, demorei a entender o que sentia: vontade de chorar sem motivo, tristeza profunda e absoluta, sono, falta de vontade para fazer qualquer coisa, irritação excessiva, falta de apetite (consequentemente perda de peso), medo exagerado…na época demorou para que a depressão fosse diagnosticada, simplesmente porque, por se tratar de algo aparentemente psicológico, a frase "vai passar" martelava em minha cabeça, enquanto os dias se arrastavam de forma cruel. Ao descobrir e começar um tratamento (que a princípio eu evitava por puro preconceito) me perguntei porque havia demorado tanto para buscar ajuda. Por isso, se você nova algo estranho em você, assim, sem explicação, que seguir as dicas abaixo?



Faça uma auto-análise
O que está acontecendo? Trata-se de uma desilusão amorosa, a perda de um ente querido ou algo que tomou conta de você sem avisar ou sem motivo? Isso tem se prolongado? Tente se perguntar se sempre foi assim ou se é algo passageiro. Afinal, todos nós temos nossos dias e fases ruins!

Histórico
Verifique se há em sua família histórico de problemas de depressão.
Rotina
A tristeza está afetando sua rotina e seus hábitos? Se sim, fique alerta.
Prazer zero
Algo que geralmente te dava muito prazer (como um cinema, por exemplo) é insuportável hoje sem motivo algum ou você simplesmente enjoou? Preste atenção.
Isolamento
Você se isola de amigos e familiares e, ao mesmo tempo, se sente sozinho e abandonado? Pergunte a si mesmo e a eles também.
Sintomas físicos
Seu apetite/sono mudaram? Você tem pensamentos recorrentes, tais como "ninguém gosta de mim" ou "eu poderia morrer que ninguém sentiria minha falta"? Analise.
Médico de louco???
Psiquiatras não mordem. Não é vergonha nem demérito nenhum ir a um deles, porque ele é o mais indicado para diagnosticar qualquer problema do tipo. Se não tem coragem de ir a um psiquiatra, ou se o motivo é puro preconceito mesmo, procure um clínico geral ou outro especialista de confiança. Ele saberá te direcionar e indicar um psiquiatra.
Remédios?
Remédios dos amigos ou aqueles "famosos antidepressivos que todo mundo toma" não resolvem o seu problema. Não adianta tomar o remédio de sua amiga que sofre de depressão porque hoje ela está bem. Cada pessoa é única, substâncias e dosagens são diferentes. E pode ser que você só esteja passando por uma crise existencial, o que pode, mais cedo ou mais tarde passar. Mais uma vez é o médico quem te dirá o que fazer.
Fraqueza
Depressão não significa ser mais fraco que os outros. Significa que estamos doentes e só. A doença, após tratada, vai embora!!!
Aceite ajuda
Deixe que as pessoas te ajudem, porque há sim gente que te ama! Ao mesmo tempo não se force a fazer a vontade alheia. Se trate, cuide de você e viva seu momento.
E a Terapia?
Terapia ajuda a desabafar e a se conhecer melhor. Pode ser que seu caso seja resolvido apenas com terapia e, se for assim, melhor ainda!
Deus
Apegue-se a Deus, que mesmo em nossos momentos de maior tristeza, nos pega no colo, nos mima e protege. Mas peça e deixe que Ele use uma ou mais pessoas especiais (um amigo, sua mãe, seu marido ou o próprio médico) para também cuidarem de você.
Espero que este texto te levante ou ajude a levantar um querido ou querida que está próximo. Afinal, nada melhor do que poder contar com alguém mesmo que esta pessoa esteja presente apenas na tela de seu computador, certo?

K@ká.

Nenhum comentário:

Postar um comentário