quinta-feira, 29 de setembro de 2011

HORA DE PRATICAR YOGA

 
 
 
 
 
 
 
 
Dr Inácio – Livro “Quem sabe pode muito, quem ama pode mais”

O auto-conhecimento é um caminho imprescindível para quem busca melhorar de vida.
Conhecer os nossos limites, e também nossas capacidades, nos permite adotarmos uma postura mais adequada em qualquer situação.

Ao olharmos para nós mesmos é possível descobrir muitas coisas! Sim, é como se fôssemos estranhos a nós mesmos. Nos dias de hoje, o mais comum é nos voltarmos para fora, são tantas notícias, responsabilidades etc, que esquecemos de conhecer alguém fundamental em nossas vidas: NÓS MESMOS!

Existem muitas maneiras de se alcançar a essência de si-mesmo.

Hoje vou falar da Yoga (algumas pessoas costumam referir-se à palavra Yoga no masculino, mas não vou me ater à maneira como se fala, e sim à prática em si)

A Yoga consiste numa prática que visa harmonizar o interior e o exterior. Para isso, utiliza como recursos movimentos e exercícios físicos, trabalha o equilíbrio, respiração e meditação.

A combinação disso tudo leva o praticante a alguns desafios, que a primeira vista parecem muito difíceis.

Essa dificuldade pode estar em manter-se equilibrado, ter flexibilidade, manter a concentração, ou em realizar uma postura complexa etc.

Mas o legal é que, por mais complexo que seja a postura (ásana), você pode descobrir que consegue fazê-lo, ou que, depois de algumas tentativas, você acaba desenvolvendo a capacidade de executá-lo sem dificuldade.

Nosso corpo reflete o nosso comportamento perante a vida. Assim, se uma pessoa é exigente, rígida, certamente seu corpo irá comportar-se igualmente com pouca flexibilidade.

Na prática da Yoga isso fica evidente, facilitando o nosso entendimento sobre si mesmo.

Digo isso por mim mesma, pois eu sou daquelas que é extremamente dura, rsrsrsrs

Mas, agora, reconhecendo isso, sei que tenho que trabalhar minha flexibilidade, em todos os aspectos da vida.

Outros benefícios da Yoga, é que os exercícios de respiração fazem milagres! Nos momentos de nervosismo, fisiologicamente nossa respiração fica apressada, o coração dispara e sucedem-se uma série de efeitos da adrenalina (efeitos do estresse). Aprendendo a controlar a respiração, os efeitos nocivos do estresse diminuem, ou até se anulam. Mas para alcançar esse maravilhoso benefício é necessário persistência...

Outro grande milagre da Yoga (e chamo de milagre porque não imaginava o tamanho dos benefícios dessa prática) é a meditação.

A meditação exige muita, muita, mas muita calma!! Nos dias de hoje, onde tudo é correria, tudo é pra ontem, talvez a calma é uma virtude de poucos (e não me incluo aqui).

Confesso que de tudo na Yoga, o que tive e ainda tenho mais dificuldade é na meditação.

Mas.... Quero compartilhar aqui os benefícios que alcancei com o pouco que já consegui progredir na meditação.

Meditar significa “não pensar em nada”, e permanecer assim por alguns minutos, ou algumas horas (para os praticantes mais experientes).

Ao longo da minha prática,consegui atingir maravilhos 30 segundos sem pensar em nada!!!! Rsrsrsrs

Verdade! Ainda não consigo ficar mais que isso. Mas existe um grande detalhe: esses 30 segundos fazem a diferença no meu dia.
Por incrível que pareça, esses míseros 30 segundos são capazes me dar um ânimo inimaginável.

 “Ficar sem pensar em nada”, independente do tempo de permanência nesse estado, já é possível obter-se bons resultados.

Quando conseguimos chegar nesse estado de “vazio mental”, somos invadidos por uma sensação de leveza tão grande! É difícil descrever, mesmo porque cada um sente de uma forma diferente. Mas para mim, é como se eu passasse a me integrar com o mundo, me sinto parte de algo bem maior do que meus pequeninos problemas. Em uma palavra: é ótimo!

O melhor de tudo é que a Yoga pode ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer idade.
Mesmo que a pessoa tenha alguma restrição de movimento, é possível adequar os tipos de exercícios, tornando essa prática acessível a qualquer um.

Apenas recomendo que antes de começar, converse com seu médico para ver se ele está de acordo. 

Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário