terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Falando com as mãos. A linguagem italiana...

Olha desde que eu vim morar na Italia há dez anos atrás sempre prezei muito ter um bom italiano e ser compreendida bem por todos. Contando com a minha aptidão em aprender linguas e o prazer que encontro nisso, em pouco tempo já estava eu tagarelando com todo mundo pra todo lado, mas mesmo assim sentia que faltava alguma coisa pra falar como  uma vera italiana! Claro faltavam os gestos, porque se você acha que pode falar italiano sem mexer as mãos esta redondamente enganado... Por exemplo,
Para ilustrar coloquei algumas fotos:




O gesto acima pode significar: "não estou entendo", "o que você esta dizendo?" - mas para o gesto ser completo precisa balançar a mão para cima e para baixo, munhecar mesmo! :)


Ao contrario do que muitos pensam, o gesto acima não significa como no Brasil que a comida está gostosa ou "daqui óh!", mas sim que uma pessoa é homosexxual.



Para dizer que a comida é gostosa, basta colocar o dedo indicado na bochecha e gira-lo de um lado para o outro, como se quisesse fazer um buraco no rosto.



O gesto acima é para dizer que está tudo muito bem ou qualquer outra coisa no sentido positivo.

Bem pra completar, abaixo eu coloquei o endereço de dois videos que mostram alguns dos gestos mais usados. Engraçado é constatar o quanto estes gestos estão presentes no dia-a-dia da vida do italiano!

http://www.youtube.com/watch?v=jVCuyrPk7P4
http://www.youtube.com/watch?v=Va909UaKSVc

Nenhum comentário:

Postar um comentário